Header Ads

3 motivos pelo qual aplicar os conceitos da Agricultura de Precisão em sua propriedade

1- Otimização do uso de insumo 

O reconhecimento da variabilidade dos talhões, por meio da coleta de informações da lavoura, permite adotar medidas que aumentem a eficiência do uso de insumos de acordo com as características particulares de cada local da área. Isso potencializa o aproveitamento dos fatores de produção, de modo que não ocorra sub ou superestimativa na quantidade de insumos necessários. Devemos nos atentar ao fato de que a aplicação localizada nem sempre acarreta redução de custos, uma vez que a necessidade local de insumos pode ser maior do que vem sendo rotineiramente diagnosticado pela “agricultura convencional”. 

2- Aumento de produtividade do cultivo 

Com gestão espacializada das lavouras e com aplicações de insumos e intervenções otimizadas, acredita-se que muitas das vezes seja possível aumentar a produtividade dos cultivos, visto que os fatores limitantes à produtividade vão sendo corrigidos espacialmente ao longo do tempo. Além disso, o acompanhamento em tempo real da lavoura permite tomadas de decisões rápidas e assertivas, elevando o potencial produtivo. 

3- Melhora na qualidade do produto colhido 

Com o uso otimizado de insumos de forma localizada e estratégias de gestão mais assertivas e rápidas, é esperado que se obtenha cada vez mais produtos com qualidade superior. As diversas tecnologias disponíveis permitem, por exemplo, reduzir a competição entre plantas, monitorar o desenvolvimento da lavoura, identificando os focos de infestação de pragas e doenças, bem como o desenvolvimento vegetativo para obtenção de um produto com maior qualidade. (PUSCH et al., 2019)


Referências:

PUSCH, M.; MACHADO, T.P.; AMARAL, L.R. Introdução a Agricultura de Precisão, 03/2019. Disponível em < https://www.feagri.unicamp.br/gitap/images/Introdu%C3%A7%C3%A3o_a_Agricultura_de_Precis%C3%A3o-_final.pdf. > Acesso em: 28 set. 2021. 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.