Header Ads

Amostragem georreferenciada de solos, mapeamento da fertilidade e aplicação de corretivos e fertilizantes a taxa variável

 

Amostragem Georreferenciada de Solos

A aplicação de técnicas de AP no manejo da fertilidade do solo desperta o interesse de agricultores, consultores e empresas prestadoras de serviços georreferenciados. O ponto de partida é a realização de amostragens que permitam caracterizar a variabilidade espacial dos atributos do solo relacionados à produtividade das culturas numa determinada área. Para tanto, normalmente tem sido coletadas amostras georreferenciadas dispostas numa grade amostral ("grid"), de modo a permitir que os resultados das análises possam ser processados por meio de geoestatística e posteriormente sejam elaborados mapas interpolados que representam a variação espacial nos valores de cada atributo analisado.


(A) Alocação de pontos no centro, (B) Alocação aleatoria dentro dos polígonos da grade, (C) amostragem em grade por célula.
Fonte: André F. Colaço; José P. Molin.



Mapeamento da Fertilidade

De posse dos mapas de fósforo (P), potássio (K) e saturação por bases (V%), por exemplo, é possível gerar mapas de prescrição de fornecimento de fertilizantes e de calcário em quantidades distintas para diferentes partes do talhão, de acordo com a mudança na condição de fertilidade de um local para outro dentro da área em questão. O mesmo pode ser feito visando a realização de gessagem, desde que se realize amostragem georreferenciada também na camada de 20 a 40 em de profundidade. 

(A) Geração do mapa de fertilidade por meio da interpolação de dados obtidos por amostragem em grade, (B) Mapa de fertilidade obtido por amostragem em grade por célula.
Fonte: André F. Colaço; José P. Molin.



Aplicação de Corretivos e Fertilizantes a Taxa Variável

Já se dispõe hoje de maquinário, inclusive de fabricação nacional, capaz variar automaticamente a aplicação desses insumos de acordo com os mapas de prescrição. O conjunto dessas etapas é designado pelo termo em inglês "Variable Rale Technology" (VRT), que no presente caso pode ser traduzido como "tecnologia de adubação a taxa variável". A execução dessas operações constitui, portanto, o que se chama de manejo localizado ou manejo sítio-específico da fertilidade do solo. Os procedimentos desde a amostragem georreferenciada até a distribuição de corretivos e fertilizantes a taxa variável representam, sem dúvida, o principal serviço de AP oferecido atualmente aos produtores rurais no Brasil. Empresas especializadas empregam amostradores hidráulicos de solo adaptados em quadriciclos ou caminhonetes com GPS para as coletas a campo, processam os resultados de análise por meio de programas computacionais de geoestatística e utilizam sistemas de informação geográfica (SIG) para produzir os mapas diagnósticos e de prescrição, sendo estes reconhecidos pelos equipamentos distribuidores de corretivos e fertilizantes a taxa variável.

 

Referências:

COLAÇO A. F.; MOLIN J. P. Agricultura de Precisão: Amostragem Georreferenciada. Boletim Técnico 02. 2014. Disponível em: < https://www.agriculturadeprecisao.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Boletim-T%C3%A9cnico-Amostragem_out_2014.pdf >. Acesso em: 02 out. 2021.

RESENDE, A. V.; SHIRATSUCHI, L. S.; COELHO, A. M.; et al.    Agricultura de precisão no Brasil: avanços, dificuldades e impactos no manejo e conservação do solo, segurança alimentar e sustentabilidade. Embrapa Milho e Sorgo. 2010. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/29842/1/Agricultura-precisao.pdf >. Acesso em: 02 out. 2021.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.