Header Ads

Mapa NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada)


 

Em termos mais simples possíveis, o Índice de Vegetação com Diferença Normalizada (NDVI) mede o verde e a densidade da vegetação capturada em uma imagem de satélite. A vegetação saudável tem uma curva de reflexão espectral muito característica, da qual podemos nos beneficiar calculando a diferença entre duas faixas – vermelho visível e infravermelho próximo. NDVI é essa diferença expressa como um número – que varia de -1 a 1.
 
NDVI define valores de -1,0 a 1,0, onde valores negativos são obtidos principalmente de nuvens, água e neve, e valores próximos a zero são obtidos principalmente de rochas e solo descoberto.

Valores muito pequenos (0,1 ou menos) da função NDVI correspondem a áreas vazias de rochas, areia ou neve.
Valores moderados (de 0,2 a 0,3) representam arbustos e prados, enquanto grandes valores (de 0,6 a 0,8) indicam florestas temperadas e tropicais.

Os índices de vegetação nos fornecem embasamento para estudar, e tomar decisões em relação a, por exemplo:
·      Dessecação
·      Seca
·      Maturação
·      Vigor
·      Cobertura do solo
·      Pasto degradado

Os Sentinel-2a e 2B formam uma missão imageadora multispectral do Programa GMES (Global Monitoring for Environment and Security) conjuntamente administrada pela Comunidade Europeia e a ESA, para observação da Terra, realizando coleta de dados sobre a vegetação, solos e humidade, rios e áreas costeira, e dados para correção atmosférica (absorção e distorção) em alta resolução (10 m), e com alta capacidade de revisita (5 dias), para garantir a continuidade dos dados fornecidos pelo SPOT 5 e Landsat 7.


Disponível de Junho de 2015
Disponível até: Atualmente em operação.


Link para Download em PDF:  


https://drive.google.com/file/d/1Wp9fXQV39c7kCRSGF7Qz6QSJHlJSTYax/view?usp=sharing


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.