Header Ads

Formas do Relevo do Brasil

 



O relevo corresponde ao aspecto da camada superficial da Terra, a litosfera.

Os  tipos de relevo  foram criados pela ação da força da natureza, em curto espaço de tempo ou até milhões de anos, por exemplo, através do movimento das placas tectônicas e da influência causada pela água e vento.

O ramo da Geografia que estuda as formas de relevo é a Geomorfologia.

Planalto
Os planaltos são superfícies elevadas e relativamente planas, com encostas elevadas e bem delimitadas. Nesse tipo de relevo há a predominância da transmissão e sua localização varia de 300 a 2000 metros acima do nível do mar.

Planície
A planície caracteriza-se por ser uma superfície plana, pouco acidentada e de baixa altitude. O processo de formação das planícies é a sedimentação, pelo acúmulo de sedimentos geralmente provenientes das regiões mais altas, onde é maior a inundação.
Trata-se de uma forma de relevo em construção. Normalmente, as áreas afastadas situam-se nas proximidades de montanhas e planaltos.

Depressão
Uma depressão geográfica caracteriza-se como uma superfície mais baixa em relação às regiões vizinhas, com predominância da empreitada. Esse tipo de relevo pode estar situado próximo de montanhas, planaltos e planícies.

Serra
As serras se estabelecem sem relevos acidentado e em forma de cristas e topos pontiagudos ou em margens elevadas por planaltos. São exemplos a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira. Chapadas e tabuleiros são relevos com topos planos constituídos por rochas sedimentares, frequentemente limitadas por bordas com inclinações diferentes.

Chapada
As chapadas ficam localizadas em medias e altas altitudes. A Chapada Diamantina, as chapadas dos Guimarães e dos Parecis são referenciais no Brasil. Os tabuleiros estão situados em altitudes mais ou menos baixas, podendo ocorrer nas faixas costeiras e interiores. No litoral, prevaleceu na  região Nordeste  e, no interior, na região Amazônica.

Patamar
Os patamares são formas planas ou onduladas que formam superfícies floreadas ou entre degraus com relevo mais alto e baixo. Podem ser vistas na região Nordeste, entre as depressões sertanejas, a Serra da Borborema e na bacia sedimentar do Paraná, formando uma escada entre os diferentes níveis de planaltos.

Tabuleiro
Tabuleiro é uma forma de encabeçada por pequenos platôs, de altitude em geral modesta, entre vinte e cinquenta metros, limitada por escarpas abruptas, denominadas barreiras.

Link para Download em PDF:  


https://drive.google.com/file/d/1u8kiD_B75cxZ7qeeDZq-Sl4Q4k1E4e1N/view?usp=sharing


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.