Header Ads

Você sabe o que é Telemetria?

 

Fonte: Aegro



O monitoramento da frota de maquinários agrícolas tem se tornado cada vez mais importante no desenvolvimento, planejamento e controle das operações no setor agrícola, por ela estar inteiramente relacionado com a capacidade de combinar terra, trabalho e investimento para um retorno com lucros satisfatórios (SCHLOSSER, 2013). Fazer o levantamento da capacidade de trabalho e eficiência de campo, para fins de se economizar o emprego das máquinas, implementos e ferramentas na execução dos trabalhos (VIEIRA, BRIZOLLA, 2009) com isto podemos determinar o comportamento dos maquinários em operação, visando assim de forma rigorosa obter detalhes como consumo de combustível, velocidade e largura de trabalho. O que nos irá permitir alcançar os objetivos acima citados, são utilização de redes de sensores, conectados a um sistema de receptação de dados possibilitando medir todos os parâmetros.

Esses dados coletados remotamente precisam ser transmitidos para uma central de armazenamento para que assim possibilite seu monitoramento e controle. A telemetria nada mais que é que a transferências e utilização de dados coletados de uma ou mais máquinas remotamente, permitindo uma conexão instantânea, por via de rede de computadores fixa ou sem fio (wireless) (BONDE, 2009). Nas redes sem fio, os espaços abertos servem como um canal de transmissão de dados para o envio destas informações, isso se dá pelo meio de radiofrequência ou por telefonia móvel. A telefonia móvel que também pode ser chamada de GSM (global system for mobile communications) estabelece uma infraestrutura para oferecer serviços de transmissão de dados com maior ou menor taxa de transmissão desses dados nos mais remotos lugares, por isso a necessidade de utilizar operadoras de celulares que mantém essa conexão o tempo todo (CARAM, 2008) o protocolo general packet radio service (GPRS) é uma tecnologia de dados disponível em redes GSM, pois tem uma taxa de transmissão de dados é de 26 a 40 Kbits/s. A maior parte de território agrícola, no brasil, se mantém com GSM/ GPRS (DARUMA, 2010).

A origem do termo, telemetria significa medição a distância, é uma técnica de obter e transmitir dados a distância. É a transferência e utilização de informações provenientes de múltiplas máquinas remotas, distribuídas em uma área geográfica de forma já pré-estabelecida, para seu monitoramento, medição e controle (PAULA, 2009).

A telemetria permite coleta de informações, em tempo real, em locais remotos, perigosos para os seres humanos ou fornecendo de forma rápida o processo de coleta de dados. Ainda, permite a possibilidade de fornece conectividade com outros tipos de subsistemas, não só buscando uma forma de melhorar os serviços ao operador, mas também melhorar a maneira de fazer o gerenciamento das informações com segurança (NETO, 2010).

Esta proposta está compreendida na hipótese que a telemetria associada a um sistema de gerenciamento permite monitorar e avaliar o desempenho de uma máquina agrícola no campo e alertar sobre erros que possam ser cometidos. O operador utiliza aparelhos portáteis como celulares, smartphones e ou notebooks, e poderá ter acesso a uma infraestrutura de serviços, mantendo-a durante o seu deslocamento. Os aparelhos móveis têm se tornado cada vez mais interessante à medida que cada vez mais os produtores têm acesso a telefones celulares e smartphones, isso se dá através do aumento da área de cobertura da telefonia móvel, o que possibilita em qualquer lugar e a qualquer hora os produtores obter esses dados. Em cultura informatizada, em que os aspectos de integração são mais importantes, o computador portátil e o telefone celulares são capazes de se fundir em um mundo de novos dispositivos cada vez menos caros e mais compactos e com capacidade aumentada de processamento e armazenamento (SICHONANY, 2011).

Com a economia em forte avanço e com a aumento de tecnologias, tem aumentado a necessidade de uma comunicação imediata com intuído de cada vez mais melhorar as estratégias no campo, para que o produtor consiga uma sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. Essa transmissão de dados feito remotamente, hoje se torna, fundamental para todos os setores do agronegócio. A tempos atrás era limitado a quantidade de pessoas que podiam ter acessos a estes recursos, por terem um alto valor e suas tecnologias não serem capazes de interligar as regiões mais remotas. Com a redução deste custo e a melhoria na qualidade dos equipamentos, os produtores rurais têm utilizado desta tecnologia para obter informações e comunicações instantâneas da qual o desenvolvimento e o nível de desenvolvimento das lavouras e informações sobre dados ambientais, entre outros (ADAMCHUCK et al, 2011).

A obtenção de dados é uns dos fatores principais enfrentados por engenheiros e pesquisadores para a realização de teste agrícolas, por serem máquinas de alta complexidade. Para estabelecer parâmetros no que diz respeito a seu funcionamento, vários fatores precisam ser monitorados. O objetivo de um sistema de captação de dados e fornecer e apresentar, aos operadores, valores variáveis, ou parâmetros que estão sendo medidos (PAULA, 2009).

Para se garantir menores gastos com as operações, e uma maior eficiência e maior vida útil do maquinário, se faz necessário observar de maneira mais rígida os detalhes da operação. É interessante, também, observar o comportamento em operações reais de trabalho e conhecer como se distribui e aproveita melhor a potência do motor. Fazendo assim com que a transmissão de dados remotos para uma central de armazenamento, possam cooperar com a eficiência operacional da máquina. A utilização de rede de sensores em máquinas agrícolas, conectados a um sistema de tomada de informações, permite almejar os objetivos citados, possibilitando medir uma série de parâmetros como: Consumo de combustíveis, velocidade de deslocamento, a porcentagem de tempo parado ou não, devido ao tempo de manobras; abastecimentos das máquinas; descarregamento de produtos; lubrificação; e ajustes ou regulagens (SICHONANY, 2011).

 

Leitura Complementar: Literatura Recomendada

 

Referências:

 

ADAMCHUCK, V.I.; ROSSEL, R.V; SUDDUTH K.A.; LAMMERS. P.S. Sensor Fusion for Precision Agriculture. ISBN: 978-953-307-446-7, InTech. 2011.

BONDE, I. (s.d.). Telemetria. 2009. Disponível em: < https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialmtelemetria/ >. Acesso em: 27 nov. 2021.

CARAM, V.O. Gerenciamento do espectro de frequências, otimização e compartilhamento de rede móvel em Múltiplas tecnologias. 2008. 142f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de Brasília, Brasília, DF.

DARUMA. Modem Urmet Daruma GSM/GPRS. Disponivel em: <  http://www.urmettlc.it/ >. Acesso em: 27 nov. 2021.

NETO, J. M. Proposta de um padrão para comunicações de dados em sistema de telemetria baseado em web service. Disponível em: < http://www.niee.ufrgs.br/eventos/CBCOMP/2004/html/pdf/Concurso/Monografias/t170100317_3.pdf  >. Acesso em 27 nov. 2021.

PAULA, F. B. Telemetria. Disponível em: < https://www.vivaolinux.com.br/artigos/ >. Acesso em 27 nov. 2018.

SCHLOSSER, E.. Command and control: Nuclear weapons, the Damascus accident, and the illusion of safety. Penguin, 2013.

SICHONANY, O. R. de A. O. Sistema de apoio à decisão para utilização no agronegócio (sada): telemetria e tratamento de dados de desempenho de máquina de colheita. 2011 (Tese de doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. 2011.

VIEIRA, E.P.; BRIZOLLA, M. M. A influência da mecanização da atividade agrícola na composição do custo de produção. 2007.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.