Header Ads

O que a robótica tem a ver com sustentabilidade?


O crescente aumento demográfico implica um aumento da produção energia e alimentos; assim a eficiência agrícola deve ser triplicada nos próximos anos para sustentar o aumento da demanda por alimentos. Uma das técnicas para intensificar a produção de alimentos é a robótica. Nos últimos anos, diversos avanços foram feitos no setor. A velocidade de operação dos robôs ultrapassou a de humanos e eles estão alcançando outras habilidades, podendo trabalhar continuamente e de forma consistente com o mínimo de manutenção (TANKE et al., 2011). 

A robotização das atividades agrícolas deve considerar todos os agentes envolvidos na produção possibilitando a intensificação com o menor impacto possível. A exploração da agricultura de forma sustentável depende da conciliação conjunta entre variáveis como, por exemplo: 1) econômica, que se traduz através do lucro, aponta que, se a agricultura não gerar lucro e renda ao agricultor, ela desaparece; 2) social, porque, se o homem neste meio não obtiver dividendo, não há razão de ter da própria agricultura; 3) ambiental, que é a própria sobrevivência da natureza, para que possam existir agricultura e ambiente sadio no futuro. 

Fonte: Tribunal de contas do estado do Rio Grande do Norte.

Portanto o tripé econômico, social e ambiental é o grande desafio atual da sustentabilidade e da agricultura. Aumentar a produtividade com sustentabilidade requer a utilização e o domínio de técnicas, metodologias e instrumentos que, em boa parte das vezes, não estão adaptadas à real necessidade. Nesse aspecto, a agricultura deve ser direcionada para o desenvolvimento de métodos, processos, sistemas, sensores e equipamentos com vistas à integração dos sistemas de produção e que sejam sustentáveis (CRESTANA; FRAGALLE, 2012).

 

Leitura Complementar: Literatura Recomendada

 

Referências:

CRESTANA, S.; FRAGALLE, E. P. A Trilha da quinta potencia: um primeiro ensaio sobre ciência e inovação, agricultura e instrumentação agropecuária brasileira. Revista Eixo, Brasília, v. 1, n. 1, p. 6-27, 2012.

TANKE, N. F. et al. Automation of Hydroponic Installations using a Robot with Position Based Visual Feedback. Pittsburgh: The Robotics Institute, Carnegie Mellon University, 2011.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.