Curvas de Nível
Curva de nível é o nome usado para designar uma linha imaginária que agrupa dois pontos que possuem a mesma altitude. Por meio dela são confeccionados os mapas topográficos, pois a partir da observação o técnico pode interpretar suas informações através de uma visão tridimensional do relevo. O objetivo da curva de nível é fornecer informações sobre a altitude e irregularidades de um terreno.
A Curva de Nível ou isoípsa corresponde a uma linha imaginária que une todos os pontos que têm a mesma altitude ou cota em relação ao nível médio dos mares. A curva de nível é um caso particular de um tipo de representação cartográfica de curvas chamadas de curvas de contorno, curvas de isovalor ou isolinhas, que tem como propriedade o fato de que unem pontos com o mesmo valor da variável que está sendo representada.
A Missão Topográfica Radar Shuttle (Shuttle Radar Topography Mission - SRTM) foi uma missão espacial da National Aeronautics and Space Administration (NASA) que teve como objetivo obter um Modelo Digital do Terreno (MDT) da zona da Terra entre 56 °S e 60 ° N da Terra para gerar uma base de cartas topográficas digitais terrestres de alta resolução. Contribuiu para o estudo do Relevo do Brasil.
Dados extraídos da missão SRTM do USGS (United States Geological Survey), com resolução espacial de 30 m (30m x 30m), ou seja, cada pixel corresponde a 900 m², porém nos forneceu uma ótima informação sobre o comportamento do terreno.
Link para Download em PDF:
Nenhum comentário