Header Ads

Agrometeorologia digital usando ClimAPI da EMBRAPA

Fonte: EMBRAPA



O QUE É?

API de previsibilidade climática (ClimAPI) para apoio à construção de soluções digitais voltadas a agricultura de precisão, auxiliando produtores, técnicos e empresas nos processos de planejamento, decisão e monitoramento agrícola. O principal diferencial da API de previsibilidade climática (ClimAPI) está na inteligência e codificação de dados climáticos brutos gerados pela gerados pelo Global Forecast System (GFS) da National Oceanic and Atmospheric Administracion (NOAA). Além disso, outro diferencial é o uso de dados climáticos com maior precisão e acurácia para o produtor rural por serem dados gerados em LAT/LONG (latitude e longitude). A maior acurácia da ClimAPI também está relacionada a disponibilização e atualização de informações a cada seis horas, totalizando 4 medidas por dia, para 10 dias a frente (a partir do dia da consulta), relativas a uma área de 25Km (LAT/LONG). Estas previsões são atualizadas a cada 6 horas. Além disso, também podem ser acessados dados históricos de até 10 dias para trás (a partir do dia da consulta), possibilitando ações de planejamento com base em dados passados, tempo real e futuro.

 

2.  QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES POSSÍVEIS?

API de previsibilidade climática (ClimAPI) possibilita que os dados possam ser usados de forma separada ou agregada, incorporados por meio de modelos, equações ou a simples disponibilização em soluções informatizadas, tais como aplicativos, sites e serviços. O valor que a ClimAPI confere ao usuário está relacionada a capacidade de planejamento e gestão de riscos climáticos em todas as fases da produção agrícola (do plantio a colheita), e a redução de custo ao produtor devido a capacidade de aplicação de insumos no momento adequado. Já para as empresas de Tecnologia da Informação (TI) ou usuários que pretendem customizar soluções digitais a partir do uso da API, o valor intrínseco é a redução do tempo para a equipe convertendo as informações e dados gerados pelo NOAA ou outras fontes climáticas. Além disso, estas informações, geradas a partir dos dados, são úteis em diversas ações de planejamento, entre elas:

✔ apoio a aplicações aéreas, por meio da identificação das janelas possíveis de voo;

 ✔ desenvolvimento de modelos de acompanhamento/monitoramento de safra;

✔ planejamento de diversas operações agrícolas, onde são possíveis identificar as melhores janelas de plantio, pulverização, colheita, num prazo de 10 dias;

✔ apoio a operações logísticas, por meio da previsão de eventos que tenham influência significativa sobre a mobilidade de cargas de todas as naturezas.

 

3.  O QUE A API OFERECE?

A ClimAPI engloba uma série de índices, taxas e variáveis climáticas relacionadas com a previsão do tempo para todo o território nacional, gerados pelo Global Forecast System (GFS) da National Oceanic and Atmospheric Administracion (NOAA), atualizadas a cada seis horas. Os dados disponíveis na API de previsibilidade climática (ClimAPI) são:

 ✔ Temperatura do ponto de orvalho a 2m da superfície (°C)

✔ Precipitação total na superfície (kg/m2)

✔ Velocidade do vento na superfície (m/s)

✔ Percentual de cobertura de nuvens (alta, média e baixas)

 ✔ Taxa de evaporação potencial da superfície (mm/6h)

✔ Umidade relativa a 2m da superfície (%)

✔ Temperatura máxima e mínima a 2m da superfície (ºC)

✔ Umidade volumétrica do solo nas seguintes camadas: de 0 a 10 cm, 10 a 40 cm e 40 cm a 1m

✔ Tempo de duração da luz do sol na superfície (s)

 ✔ Temperatura da superfície (ºC)

 ✔ Componentes do vento zonal (u) e meridional (v) a 10 m da superfície (m/s), a partir dos quais pode-se derivar a velocidade e direção do vento.

 Observar o cumprimento às condições de utilização dos dados provenientes da plataforma do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) da NOAA (“National Oceanic and Atmospheric Administration” dos Estados Unidos), uma das fontes de dados da ClimAPI, a saber:

1) não reivindicar a propriedade dos direitos autorais relacionados às informações do NWS;

2) não utilizar as informações de maneira que implique um endosso ou afiliação com NOAA/NWS;

3) não indicar o conteúdo como proveniente de material oficial do governo, após tê-los modificados para seu uso.

 

4.  COMO FUNCIONA?

A API de previsibilidade climática (ClimAPI) está disponível na plataforma AgroAPI (www.embrapa.br/agroapi) que oferece informações e modelos agropecuários gerados pela Embrapa que podem ser utilizados por instituições públicas e privadas para criação de softwares, sistemas web e aplicativos móveis. O acesso é realizado de forma virtual por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos), um conjunto de padrões e linguagens de programação que permite, de maneira automatizada, a comunicação entre sistemas diferentes de forma ágil e segura. Para começar a usar a API, crie uma conta na plataforma AgroAPI. Depois de gerar o token de acesso para as aplicações, basta invocar a API para fazer uso de seus serviços.

 

Leitura Complementar: Literatura Recomendada

 

Referências:

https://www.embrapa.br/en/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/8913/climapi

 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.